Infarmed dedica esta semana à Segurança do Medicamento

“A polimedicação e a importância da notificação de reações adversas a medicamentos” é o tema da Med Safety Week 2019, uma campanha europeia dos Head of Medicines Agencies que decorre entre 25 e 29 de novembro.

Pelo quarto ano consecutivo, o Infarmed associa-se à iniciativa através da partilha e divulgação de vídeos e animações sobre a polimedicação e a importância da notificação de reações adversas, nomeadamente através do Portal de Notificação de Reações Adversas (RAM), que permite aos utentes e profissionais de saúde efetuarem um registo e comunicarem ao Infarmed suspeitas de reações adversas a medicamentos, contribuindo desta forma para a monitorização contínua da segurança e a avaliação do benefício / risco dos medicamentos.

Há reações adversas raras, ou de surgimento tardio, e por isso não detetadas durante a fase de testes do medicamento. O processo de notificação através do portal RAM passa pela prestação de quatro informações: as reações adversas, o medicamento suspeito de a ter causado, os dados do doente (basta a idade ou sexo, para manter o anonimato), e os meios de contacto do notificador da reação. A informação, anonimizada, depois de avaliada por uma equipa de especialistas, é enviada para a base de dados europeia (Eudravigilance) e mundial da Organização Mundial de Saúde, de modo a que seja possível avaliar permanentemente, e de forma mais abrangente, o perfil de segurança do medicamento

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.