Governo instado a reforçar respostas em saúde mental

  • 31 agosto 2017, quinta-feira
  • Gestão

A Assembleia da República recomendou ao Governo, através da Resolução nº 213/2017, o reforço das respostas do Serviço nacional de Saúde na área da saúde mental.

Ao nível dos cuidados de saúde primários, propõe-se a criação e o reforço de estruturas e equipamentos vocacionados para este tipo de cuidados, nomeadamente ao nível das unidades de saúde familiar e dos centros de saúde. Recomenda-se igualmente a criação de equipas multidisciplinares e comunitárias de saúde mental, além do reforço dos recursos humanos alocados a esta área. A formação em rede para cuidadores é outra das propostas.

No que se refere aos cuidados especializados, propõe-se a criação, quer nos hospitais especializados, quer nos hospitais gerais, de estruturas e recursos humanos que assegurem o funcionamento dos serviços essenciais, designadamente ao nível do atendimento da urgência e dos serviços de ambulatório e de internamento, de serviços de ambulatório, de hospitais de dia e serviços de internamento na crise para crianças, adolescentes e adultos, equipas multidisciplinares e terapeutas de referência e equipas comunitárias de saúde mental de apoio aos utentes e cuidadores.

Deve também ser reforçada a rede de cuidados integrados de saúde mental, nomeadamente assegurando cobertura territorial a nível de cuidados continuados.

A aprovação do estatuto do cuidador informal é outra das recomendações, que aliás já tinha sido feita em 2016. Propõe-se também o reforço da resposta na área da gerontopsiquiatria e na formação de profissionais para esta subespecialidade, bem como a realização de estudos acerca das condições de vida dos doentes com doença mental e suas famílias.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.