Robótica e Software em Saúde – potencial, riscos e oportunidades

A Tecnohospital dedica a sua mais recente edição ao tema da Robótica e Software em Saúde. Se a utilização de softwares de elevada complexidade é uma realidade, a robótica é de implementação recente. No entanto, as potencialidades são muitas. Desde logo, poupar tempo de tarefas repetitivas e diminuir a margem de erro, como nos explica Amílcar Cardoso na entrevista. Ter um robô a distribuir medicamentos e refeições, como já acontece na Fundação Champalimaud, não só liberta os profissionais para outras tarefas, preferencialmente mais centradas no doente, como elimina o erro humano associado à repetição de tarefas.

Na área médica, o auxílio das máquinas em exercícios de reabilitação é importante, como é na cirurgia. É desse aspeto que nos fala Inácio Fonseca, explicando-nos a responsabilidade partilhada entre robô e cirurgião. Já Pedro Lima traz-nos o exemplo do “Garparzinho”, um robô concebido para interagir com crianças de Oncologia Pediátrica. Já Francisco Alves et al. apresenta-nos um trabalho sobre síntese de radiofármacos com recurso à automação.