Criado robô que extrai sangue usando IA e imagem

Foi criado um dispositivo capaz de tirar sangue ou inserir cateteres com um desempenho superior ao dos humanos. Trata-se de um ‘robô’ que utiliza inteligência artificial (IA) e imagens por infravermelho próximo e ultrassom.

Uma equipa de engenheiros da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, EUA, foi responsável pela elaboração do dispositivo robótico que consegue direcionar com precisão agulhas e cateteres para pequenos vasos sanguíneos, com supervisão mínima. O aparelho combina a IA com imagens por infravermelho próximo e ultrassom. Assim, o dispositivo executa tarefas visuais complexas, tais como a identificação e a classificação dos vasos sanguíneos, a avaliação da profundidade e o rastreamento do movimento dos mesmos.

“Demonstramos, por meio de estudos de imagem e rastreamento robótico em voluntários, a capacidade do dispositivo de segmentar, classificar, localizar e rastrear vasos periféricos na presença de variabilidade anatómica e movimento. Em seguida, avaliamos o desempenho robótico em modelos fantasma e animal de difícil acesso vascular e mostramos que o dispositivo pode melhorar as taxas de sucesso e os tempos de procedimento em comparação com os procedimentos manuais por com profissionais de saúde especializados, particularmente em condições fisiológicas desafiadoras”, lê-se no estudo divulgado no Nature Machine Intelligence.

O acesso a veias, artérias e outros vasos sanguíneos é imprescindível para a colheita de sangue, administração de fluídos e medicamentos, monitorização do estado de saúde, entre outros. As falhas ocorrem em cerca de 20 por cento dos procedimentos, sendo que em grupos de pessoas com vasos sanguíneos estreitos, retorcidos ou colapsados, comuns em pacientes pediátricos, idosos e crónicos, a taxa de precisão da primeira tentativa de acesso às veias é inferior a 50 por cento e são necessárias pelo menos cinco tentativas.