Reconfigurar o Serviço Nacional de Saúde

Este longo e sinuoso túnel que nos permite vislumbrar uma ténue e cintilante luz - lá bem ao fundo - portadora de crescente ânimo e renovada esperança em melhores dias, ainda não nos tranquiliza nem permite desfocar as nossas atenções e preocupações dos riscos e consequências que esta pandemia nos trouxe e dos perigos que ainda representa para todos nós.

Apesar de tal esperança, alicerçada na - lenta e assimétrica - inoculação vacinal, bem como na reconfortante primavera e no verão que se aproxima, é ainda neste ambiente de ansiedade e incerteza expectante que a TecnoHospital – TH dedica a presente edição ao tema sempre atual: A resposta do SNS à pandemia e os desafios do futuro, sob a coordenação dos Engs Durão Carvalho e José Batista.

É certo que não podemos, ainda, desligar da situação epidemiológica que atravessamos e continuamos a sentir profundamente, nas diferentes vertentes; da saúde, social, ambiental, económica e até mesmo relacional. Contudo, é o futuro que interessa, pelo que teremos que procurar respostas e encontrar soluções para os enormes desafios que nos esperam.

É neste contexto exasperante, mas também positivamente evolutivo que, subordinado ao tema acima referido, trazemos aos leitores da TH um interessante dossiê com cinco excelentes artigos de outros tantos conceituados autores, gestores e especialistas em diferentes áreas da saúde e do conhecimento que, a propósito dos tempos que atravessamos, nos relatam as experiências vividas nos Serviços e em diferentes Hospitais, as dificuldades sentidas nas sucessivas vagas, os êxitos alcançados, debilidades e necessidades, passadas, presentes e futuras.

Sob o título: “O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e as Lições da Pandemia COVID-19”, o PCA do CHUC, Dr. Carlos Santos, refere no seu artigo que o CHUC foi sujeito à maior pressão da sua já longa história e que teve montado o maior dispositivo COVID de todo o SNS, com 500 camas alocadas, tendo recebido doentes de praticamente todas as regiões do País.

Para além de outras experiências, vividas e sentidas, dá-nos a conhecer as muitas lições retiradas, os ganhos alcançados e os ensinamentos obtidos com a Pandemia.

Sobre os desafios do Hospital do Futuro, no que respeita às soluções tecnológicas e gestionárias relacionadas com as Instalações e Equipamentos, o autor menciona que têm no público-alvo desta revista - leia-se engenheiros e arquitetos - os mais qualificados especialistas para lhes responder.

Já o PCA do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Dr Carlos Alberto, no artigo intitulado “A experiência gestionária do CHTS, durante o período pandémico – visão evolutiva”, relata-nos alguma falta de recursos, humanos e materiais, designadamente de equipamentos, tendo sido realizadas diversas mudanças estruturais em curto espaço de tempo.

Por outro lado, entre as diversas vertentes que aborda, descreve-nos várias conquistas alcançadas e projetos realizados, que vale a pena conhecer.

Sob o título “O Hospital Pós Pandemia”, o Engº José Graça Rocha, especialista na área de projeto de instalações técnicas especiais, traz-nos ao conhecimento as questões técnicas que se levantaram, na situação pandémica que vivemos, para garantir a eficácia das instalações e dos equipamentos, elencando algumas das principais preocupações.

Da experiência vivida durante este atribulado período, entende premente, entre outras, introduzir alterações ao nível das instalações e equipamentos.

Como reflexão, propõe a revisão da regulamentação e normas técnicas existentes relativas ao projeto hospitalar, sugerindo a reunião de uma equipa pluridisciplinar que integre especialistas de arquitetura e engenharia da saúde, a fim de coligir informação existente e produzir um documento técnico sobre as melhorias a considerar nas futuras remodelações e novas construções hospitalares.

“Desafios e Oportunidades da Transformação Digital no SNS” é o tema abordado pelo Eng. José Carlos Nascimento, Professor na Universidade do Minho.

Um interessante artigo, da autoria deste especialista em Sistemas de Informação da Saúde – SIS, que nos dá a conhecer as linhas da transformação digital em Portugal e na Europa, os desafios emergentes do SI, afirmando que a transformação digital na Saúde não é “informática” … e que a mudança num ecossistema tão complexo tem de ser governada… pela gestão de topo, que no caso, é o Ministério da Saúde.

Finalmente, um artigo intitulado “Que perspetiva para o Serviço Nacional de Saúde”, da autoria da Dra Teresa Gago, Médica Dentista com mestrado em Neurociências e doutoramento em Saúde Pública, que nos traça uma panorâmica geral do SNS, da sua relevância, confirmada em tempo pandémico, mas também das suas fragilidades e dos ataques a que tem de resistir.

Neste artigo, que merece também leitura atenta, a autora propõe um conjunto de 10 medidas nucleares que visam contribuir para o robustecimento do SNS, de que destacamos a criação de um gabinete permanente dedicado ao planeamento plurianual e conceção/avaliação e estatísticas bem como de acompanhamento das instalações e equipamentos da saúde…

A breve amostragem - acima apresentada - dos cinco artigos que compõem o dossiê, é apenas um ligeiro levantar do véu e prenúncio dos ricos conteúdos, cuja leitura nos irá, certamente, surpreender e enriquecer.

Como segundo tema central desta edição, temos a entrevista que gentilmente nos concedeu o Engenheiro António Costa Silva, Gestor e Professor do IST, em que nos relata o seu perfil pessoal e profissional, a sua ligação a Angola, onde nasceu e viveu vários e intensos anos, abordando a crise sanitária que atravessamos e, naturalmente, o Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de que é autor.

A este propósito, realça a enorme importância do SNS como fator de coesão que deve ser valorizado, considerando-o a joia da coroa da democracia portuguesa, ao mesmo tempo que menciona, com especial ênfase, os Investimentos na Área da Saúde, até aqui em suborçamentação, havendo agora a necessidade de reconfigurar todo o SNS.

Entre muitos outros importantes aspetos que aborda, afirma que a administração pública tem fraca capacidade de planeamento, tendo muitos serviços de planeamento sido desintegrados, devendo agora ser recuperado o planeamento estratégico ao nível dos serviços do Estado, sendo a Saúde uma excelente área para começar.

Mais acrescentou esperar que a engenharia tenha aí um papel absolutamente fulcral e decisivo, …, afirmando ainda que … há uma relação umbilical entre a saúde e a engenharia e que o cruzamento da engenharia com a medicina é um dos vértices do desenvolvimento da economia neste século.

Houve tempo ainda para falar de corrupção, de modelos de descentralização da execução … e tantos outros importantes temas, imbuídos de visão estratégica, que só a leitura atenta da entrevista nos irá revelar.

Desta edição TH104, faz ainda parte um excelente artigo, extra dossiê, intitulado “A Saúde Pública em tempos de pandemia”, da autoria do conceituado Administrador Hospitalar aposentado Dr. Meneses Correia, cuja leitura recomendamos.

E embora esta calamidade, sob a forma de pestilência pandémica, nos continue a assolar, surgem também algumas alegres notícias, como seja o leque de articulistas e colaboradores que nos acompanham neste projeto editorial, de que destacamos e saudamos o regresso do nosso colaborador regular, Dr. Paulo Salgado, com um interessante texto prenhe de reflexões e algumas interrogações, a que deu o título “Pandemia e Condição Humana”.

Com este primeiro precioso texto, decidiu a Direção e o Conselho de Redação da Revista –TH dar início a uma nova secção, intitulada, precisamente, Reflexões, ficando, desde já, os nossos leitores e colaboradores convidados (e desafiados!) a enviar as suas reflexões, interrogações, ou respostas a estas.

Por fim, mas não menos importante, temos a habitual rubrica Crónicas da Última Página, com a assinatura do Consultor Editorial da TecnoHospital, Engº Fernando Barbosa, a que deu o título “A República do bom senso”, por contraponto a outras imaginárias Repúblicas que, às vezes, por aí assomam.

Editorial da TecnoHospital nº104, mar/abr 2021, dedicado ao tema 'A resposta do SNS à pandemia e os desafios do futuro'

 

Abraão Ribeiro

Diretor da TecnoHospital

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.