Realizada primeira cirurgia robótica cardíaca em Portugal

• 23 setembro 2022, sexta-feira

O Grupo Lusíadas Saúde realizou, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia robótica de reparação valvular mitral.

O procedimento foi realizado no Hospital Lusíadas Lisboa, com recurso ao sistema cirúrgico robótico Da Vinci, e conduzido pelo coordenador da Unidade de Cirurgia Torácica desta unidade hospitalar, Javier Gallego, no final de agosto.

“Esta cirurgia atesta, uma vez mais, a aposta do grupo Lusíadas Saúde em procedimentos inovadores em linha com os mais elevados padrões internacionais e coloca Portugal na vanguarda da qualidade e excelência dos cuidados de saúde prestados”, lê-se em comunicado divulgado pelo grupo.

Com um número inferior de incisões, esta intervenção reduz as hipóteses de infeções no pós-operatório, tem cicatrizes mais pequenas e diminui o período de internamento.

“Esta intervenção em Portugal é um marco para o setor da saúde português e para o grupo Lusíadas Saúde. O recurso a cirurgias robóticas cardíacas – minimamente invasivas, e simultaneamente mais precisas e com menor tempo de recuperação para os doentes –,  é agora uma realidade no Hospital Lusíadas Lisboa”, disse o coordenador da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa.