Realizada cirurgia inédita em Portugal ao joelho

  • 19 agosto 2021, quinta-feira
  • Gestão

A equipa médica da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence realizou uma intervenção cirúrgica pioneira na área da ortopedia: uma cirurgia ao joelho através de um implante feito à medida

Numa iniciativa inédita na Península Ibérica, a Clínica Espregueira realizou no passado 2 de agosto, no Hospital de Santa Maria, no Porto, um mini-implante feito à medida para tratar lesões da cartilagem do joelho.

A intervenção cirúrgica foi liderada pelo especialista em ortopedia João Espregueira-Mendes e teve a colaboração do inventor da técnica Leif Ryd.

De acordo com a instituição, as lesões da cartilagem são uma das mais frequentes e incapacitantes lesões articulares e condicionam com dores e limitações funcionais, podendo ocorrer em todas as idades. Em alguns casos, a solução requer a utilização de uma prótese total.

“Entrámos numa nova era de implantes feitos à medida. Hoje, já é possível a realização de uma cirurgia com um mini-implante, feito à medida da lesão de cada doente, mediante uma ressonância magnética prévia. Com esta abordagem, em muitos casos, podemos evitar cirurgias mais agressivas como a colocação de próteses totais ou uni-compartimentais”, explicou o diretor do Grupo Clínicas Espregueira, João Espregueira-Mendes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.