Razões para a mudança de arquitetura nas redes de distribuição média tensão/baixa tensão nos hospitais

(...)

No topo do imobiliário da saúde aparecem os hospitais, nomeadamente os distritais, bastante diferenciados no que se refere ao número de valências clínicas, cirúrgicas e meios complementares de diagnóstico.

Os programas funcionais destas unidades e a evolução das técnicas de diagnóstico e terapêutica trouxeram necessidades crescentes no que se refere à energia elétrica.

As instalações elétricas tornaram-se mais complexas e diversas para dar resposta às necessidades cada vez maiores de ligação de novos equipamentos médicos e laboratoriais.

Com o advento da informática, veio a necessidade de serem criadas salas de segurança para sedear os bancos de dados dos doentes, que implicou novos conceitos de segurança das instalações elétricas.

Estas salas, e o suporte à prescrição digital, impuseram outro nível de exigência na garantia da continuidade de fornecimento de energia elétrica, que deixou de ser exclusiva dos equipamentos de suporte de vida, passando a ter um papel importante a rede de dados de todos os equipamentos laboratoriais e outros equipamentos de meios complementares de diagnóstico. (...)

Pascoal Martins Faísca, engenheiro eletrotécnico

Artigo completo na TecnoHospital nº111, mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde'