Projetos de investigação biomédica apresentados amanhã

Vai decorrer amanhã em Lisboa a I Conferência Cientistas em tournée - Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, que contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, bem como da presidente da direção da Maratona da Saúde, Maria de Belém Roseira.

Trata-se da primeira de quatro conferências que visam apresentar ao público os projetos de investigação financiados com os donativos da sociedade civil, angariados durante os espetáculos solidários na RTP, que estão a ser desenvolvidos pelos cientistas premiados pela Maratona da Saúde em várias áreas da biomedicina. Durante esta cerimónia decorrerá também a assinatura do protocolo de renovação da parceria entre a Maratona da Saúde e a RTP.

Neste primeiro encontro, os cinco cientistas premiados pela Maratona da Saúde que desenvolvem os seus projetos na região de Lisboa irão explicar ao público em geral o progresso da sua investigação ou, para os que foram financiados mais recentemente, mostrar o que tencionam desenvolver com o financiamento atribuído pela Maratona da Saúde. Para além da participação dos cientistas, iremos contar também com o testemunho de vários casos de vida, relacionados com os temas dos projetos premiados, numa mesa redonda que promoverá a proximidade entre pacientes e cientistas, e criará um ambiente de esperança com base na investigação biomédica, uma vez que na assistência estarão também representadas várias associações de doentes. Os investigadores são Peter Jordan, com um projeto sobre adaptabilidade das células tumorais a um microambiente inflamatório tridimensional através da variação no seu programa genético. O objetivo é encontrar novos marcadores que permitam uma melhor monitorização do desenvolvimento tumoral; Ana Domingos, com um trabalho acerca de alvos terapêuticos em neurónios que controlam a obesidade; Íris Caramalho, com um projeto sobre a base genética da precocidade da Diabetes tipo I infantil; Cláudia Almeida Gomes, com um estudo do impacto genético na doença de Alzheimer de início tardio; e José Delgado Alves, com um trabalho sobre a influência do colesterol HDL na regulação da resposta imunitária e na ativação dos linfócitos C.

As próximas Conferências Cientistas em tournée - Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica decorrerão no Porto, Coimbra e Faro em datas a anunciar.