Projeto de reabilitação de pacientes com artrite distinguido

• 14 novembro 2023, terça-feira

Fotografia: Büsranur Aydin_Pexels

O projeto SIMPLI.REHAB, liderado pelo médico interno de Medicina Física e de Reabilitação, Eugénio Moita Gonçalves, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), foi distinguido com a Bolsa Jovens Investigadores em Dor 2023 pela Fundação Grünenthal.

Este projeto pioneiro visa revolucionar a reabilitação de pacientes com artrite através de uma abordagem digital inovadora.

De acordo com o CHVNGE, o SIMPLI.REHAB é uma aplicação digital, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, que pretende melhorar a eficácia dos programas de reabilitação convencionais.

“Com o aumento do número de utilizadores da internet em todo o mundo, a literacia digital tornou-se fundamental na área de cuidados de reabilitação”, pelo que “o uso desta tecnologia inovadora visa proporcionar uma experiência mais completa e eficaz aos pacientes que lutam contra a artrite”, lê-se em comunicado divulgado pelo CHVNGE.

A Bolsa Jovens Investigadores em Dor 2023, no valor de dez mil euros, atribuída pela Fundação Grünenthal, é um marco significativo na trajetória do SIMPLI.REHAB. Os recursos obtidos por meio desta bolsa serão cruciais para a realização do estudo clínico, que, segundo as expectativas da equipa de investigação, “tem o potencial de revolucionar a reabilitação reumatológica em Portugal”, afirmou o centro hospitalar.

Para Eugénio Moita Gonçalves, “a pesquisa clínica é uma etapa fundamental para a validação da eficácia e da segurança do SIMPLI.REHAB, cujos resultados podem ter um impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes com artrite”.

“O prémio recebido é uma prova do reconhecimento do potencial desta inovadora abordagem de reabilitação, revestindo-se numa oportunidade única de avançar na melhoria dos cuidados de saúde no SNS”, concluiu o médico.