Projeto pioneiro no Algarve conta com unidade de raio X portátil

Uma unidade de raio X portátil, facilmente transportável numa viatura ligeira, permite fazer diagnóstico por imagem aos utentes da região do Algarve que estejam institucionalizados, com mobilidade condicionada ou sem mobilidade.

Este é um dos serviços de proximidade disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, teve oportunidade de conhecer no Centro de Saúde de Olhão, no âmbito do programa “Saúde Aberta”, cuja primeira edição foi dedicada aos municípios do Algarve.

Este equipamento pioneiro integra o projeto “Radiologia na Comunidade” e garante o acesso inclusivo dos utentes a um serviço de radiologia sem exigir deslocações a uma unidade de saúde, com serviço de radiologia fixo, tendo em conta toda a logística associada ao transporte destes utentes e familiares.

O secretário de Estado salientou que este serviço, “ao levar o raio X a casa dos utentes, reforça as respostas de proximidade melhorando significativamente a capacidade e a qualidade dos cuidados prestados aos utentes da região”.

Ao mesmo tempo, a unidade portátil de raio X garante mais conforto e comodidade aos utentes na realização de exames de radiologia, mas também contribui para a satisfação dos profissionais de saúde, uma vez que os exames são imediatamente disponibilizados ao médico numa plataforma digital, permitindo ainda comparar o exame radiológico com outro realizado anteriormente.

Esta solução representa uma resposta fundamental na luta contra doenças respiratórias que podem ocorrer em instituições de âmbito comunitário, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas ou nos casos de internamento domiciliário.

A iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde, arrancou a 23 de janeiro, no Algarve. O ministro da Saúde, a secretária de Estado da Promoção da Saúde e o secretário de Estado da Saúde percorreram a totalidade dos concelhos do Algarve para conhecer as unidades e investimentos em curso e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde e autarcas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.