Projeto europeu vai mimetizar tecidos atingidos pela artrite reumatoide

Um grupo de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) integra um projeto europeu, financiado em seis milhões de euros pela União Europeia, que pretende desenvolver uma plataforma para mimetizar os tecidos atingidos pela artrite reumatoide.

O projeto intitulado FLAMIN-GO e do qual fazem parte 14 instituições de nove países, visa personalizar os tratamentos para a artrite reumatoide, uma doença crónica, autoimune e infamatória que causa dor, inchaço, rigidez e perda de função nas articulações.

Caracterizada por uma inflamação de diversas articulações, “a artrite reumatoide pode atingir e causar alterações na cartilagem, osso, tendões e ligamentos, afetando de 0,8 por cento a 1,5 por cento da população portuguesa”, lê-se em comunicado.

Por considerarem que é “cada vez mais premente adequar as terapias ao perfil de cada um dos doentes”, os especialistas envolvidos no projeto vão desenvolver uma plataforma que mimetiza todos os tecidos atingidos pela inflamação, desde a cartilagem, tecido sinovial, sistema vascular e células imunes.

Citada no comunicado, Meriem Lamghari, investigadora líder do grupo ‘Neuro & Skeletal Circuits’ do i3S, explicou que cada um dos tecidos será organizado como “se fossem peças de lego” e que os sensores “vão captar este meio ambiente patológico” para perceber melhor a doença e como reagem os tecidos quando neles são testados fármacos.

A plataforma vai integrar várias tecnologias, como bio-impressão, sensores e microfluídica, e os especialistas vão recorrer a células derivadas de biopsias de doentes com artrite reumatoide para “desenvolver a terapia adequada para cada paciente”.

“Ou seja, obter uma terapia individualizada e personalizada”, destacou Meriem Lamghari, acrescentando que o projeto prevê ainda a criação de uma start-up para a futura comercialização desta solução.

No âmbito do projeto, o grupo de investigação português, que irá receber cerca de meio milhão de euros, “vai desenvolver o compartimento que mimetiza o tecido vascular em condições inflamatórias”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.