Programa Nacional de Acreditação em Saúde tem 276 unidades acreditadas

• 11 novembro 2021, quinta-feira

Em 12 anos, o Programa Nacional de Acreditação em Saúde desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) conta com 276 serviços de hospitais, centros de saúde e outras áreas de resposta acreditados, cerca de 20 com avaliações concedidas ou reavaliadas este ano.

A maioria tem nota bom, o primeiro de três níveis. Há três unidades no nível ótimo – o segundo melhor –, sendo eles o Centro de Responsabilidade Integrado de Obesidade do São João, no Porto, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar Lisboa Norte, no Pulido Valente em Lisboa, e a Unidade de Saúde Familiar de Valongo.

“Gostaríamos que fossem mais e eventualmente que um dia todas as unidades do SNS estivessem acreditadas”, afirmou a coordenadora do programa, Laura Marques, num balanço a propósito do Dia Mundial da Qualidade, que se assinala esta quinta-feira, dia 11 de novembro.

A responsável destacou que a adesão tem sido crescente e que o sistema de certificação adotado pelo Ministério da Saúde em 2009, de adesão voluntária, tem permitido consolidar procedimentos relacionados com a segurança e satisfação dos doentes e profissionais em vários pontos do país, mas admite que ainda há muitas áreas onde pode haver maior adesão.

Relativamente ao processo seguido, Laura Marques referiu que a DGS usa o modelo ACSA (modelo da Agencia Calidad Sanitaria de Andalucia), com vários programas, para os hospitais como um todo, para serviços dentro dos hospitais, cuidados primários, cuidados continuados, para todas as tipologias.

“Consideramos que é uma ferramenta ótima porque consegue que os serviços deem saltos qualificativos de qualidade e segurança para o doente”, afirmou, sublinhando que a metodologia passa por aprofundar nos serviços uma cultura de planeamento e avaliação, um trabalho que é liderado por uma equipa de seis pessoas na DGS e que conta com 50 auditores contratados externamente.