Programa de aceleração tecnológica para profissionais de saúde

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Novartis estão a promover o ‘Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde’, que tem como objetivo capacitar todos os intervenientes na área da saúde para a utilização das ferramentas digitais e otimizar a proximidade com o cidadão através da telessaúde.

O programa arranca no dia 25 de junho e é dirigido a todos os hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde e a todos os seus profissionais de saúde e de gestão.

A iniciativa contempla a realização de duas mesas redondas digitais, sendo que a primeira, agendada para 25 de junho, visa potenciar a colaboração em rede, e a segunda, que decorrerá a 2 de julho, pretende aumentar a proximidade através da telessaúde. O projeto ainda terá programas formativos e-learning disponibilizados na página da APAH

“Este é o momento certo para reforçar a aposta na telessaúde. A pandemia impôs a utilização imediata destes recursos e, por isso, é urgente dotar todos os intervenientes das ferramentas necessárias para que possam ser utilizadas de uma forma eficaz e efetiva. As boas práticas têm que ser partilhadas, de modo a que as mais-valias sejam claras para todos”, afirmou o presidente da APAH, Alexandre Lourenço.

Segundo a APAH, as consultas de telemedicina aumentaram 30 por cento entre março e abril, quando comparado com os dois primeiros meses do ano, e aproximadamente 50 por cento no mês de abril, face ao período homólogo.

Assim, a iniciativa pretende “motivar os profissionais de saúde a tirarem o máximo partido das ferramentas digitais que lhes permitam melhorar a articulação entre as estruturas de saúde, potenciando o trabalho colaborativo e melhorando a comunicação”, o que pode levar à otimização de recursos, e a uma resposta mais célere para o doente.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online. Também será possível assistir ao programa em direto na página de Facebook da APAH.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.