Presidente do IPO Porto eleito secretário executivo da OECI

Fotografia: IPO Porto

Júlio Oliveira, presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), foi recentemente eleito para a nova Direção da Organisation of European Cancer Institutes (OECI), assumindo o cargo de secretário executivo para o mandato 2024-2027.

A nomeação teve lugar durante a Assembleia Geral da OECI, realizada na 46ª Edição do Oncology Days 2024, em Helsínquia.

A OECI é uma organização que representa mais de 120 centros de oncologia na Europa, e o IPO Porto destaca-se como o único hospital português certificado pela OECI como Comprehensive Cancer Centre, que reconhece, por parte dos líderes das instituições parceiras, o trabalho desenvolvido pelo IPO Porto.

Em comunicado, Júlio Oliveira destacou a importância da sua nova função: “É essencial colocar em prática uma visão de excelência em Oncologia, assente em processos de certificação e melhoria da qualidade, adaptada à realidade concreta dos serviços de saúde e ecossistema de investigação de cada país. O modelo de Comprehensive Cancer Centre tem sido aprimorado durante décadas e baseia-se nos cuidados centrados no doente, na multidisciplinaridade, investigação, educação e desenvolvimento de instrumentos de gestão que permitam a melhoria contínua do serviço prestado pelos centros oncológicos”.