Prescritas mais de 213 mil receitas sem papel no primeiro ano

A PEM Móvel - Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica concluiu um ano funcionamento e desde o seu lançamento foram prescritas 213.340 receitas sem papel, num total de 478.615 embalagens de medicamentos.

A aplicação, que tem mais de 13 mil médicos registados, foi usada por 5.912 médicos distintos só no passado mês de janeiro, tendo sido prescritas 38.539 receitas e 87.190 embalagens. A PEM Móvel, que foi lançada a 20 de fevereiro de 2019, permite uma maior mobilidade e segurança ao ato de prescrever quando o médico se encontra longe do paciente.

“Disponibiliza um mecanismo mais flexível de autenticação e de assinatura digital, incrementando maior segurança da prescrição eletrónica de medicamentos, através do uso da Chave Móvel Digital (CMD), como meio de autenticação forte e assinatura digital”, lê-se em comunicado divulgado pelo SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Por fim, o médico envia a receita médica por SMS e/ou correio eletrónico para o utente, através do telemóvel.

De forma a dotar os médicos considerados inadaptados aos sistemas de informação e prescrição eletrónica pela Ordem dos Médicos, a SPMS implementou uma estratégia centrada na formação, com o conhecimento necessário para elaborarem as suas prescrições por via eletrónica.

As sessões já arrancaram em dezembro passado, tendo participado 67 médicos nas dez sessões que já decorreram. Estão agendadas mais 20 ações, existindo atualmente 385 médicos inadaptados. As sessões de formação têm como objetivo esclarecer e apoiar os médicos no processo de adesão à PEM Privados, PEM Móvel ou na adesão à CMD.