Porto Santo passa a contar com EMIR durante todo o ano

• 10 janeiro 2023, terça-feira

A ilha do Porto Santo já conta com uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) durante todo o ano, indicou o coordenador da EMIR, salientando que as transferências aeromédicas para a Madeira passam a ser feitas por aquela entidade.

Até agora, a presença da EMIR no Porto Santo acontecia apenas nos dois períodos de maior afluência de visitantes, nomeadamente no inverno (janeiro, fevereiro e durante a semana da Páscoa) e no verão (de junho a setembro).

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da EMIR, António Brazão, defendeu que a presença da Equipa Médica de Intervenção Rápida naquela ilha é importante, pois vai permitir “dar um socorro diferenciado, pré-hospitalar e não só”.

O médico destacou que será dado um “apoio muito grande ao centro de saúde”, acrescentando que, a partir de agora, as transferências aeromédicas para a Madeira vão passar a ser feitas pela EMIR.

“Portanto, penso que é uma mais-valia para todos, inclusivamente para os colegas do centro de saúde, que vamos trocando experiências entre nós, sempre muito importantes para a evolução de cada um de nós e do próprio sistema de saúde”, sustentou.

António Brazão realçou, por outro lado, que a EMIR representa “uma mais-valia no cuidado do doente crítico”, dando um “apoio maior a doentes que de outra maneira teriam de ser transferidos para a Madeira”.

“Nós podemos estabilizá-los no centro de saúde e ver qual a evolução. Às vezes, um doente ou outro pode evoluir positivamente ao fim de um dia ou dois e permanece no Porto Santo”, exemplificou.

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou que este é um investimento “muito importante para a população do Porto Santo e para o Porto Santo como destino de atratividade turística”.

De acordo com o chefe do executivo madeirense, a presença da equipa médica durante todo o ano no Porto Santo representa um investimento “de cerca de meio milhão de euros” por parte do Governo Regional.