Portal do utente de Matosinhos distinguido com Healthcare Excellence

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos venceu o Prémio Healthcare Excellence com o seu projeto “Portal do Utente de Matosinhos”.

O prémio é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a biofarmacêutica AbbVie, e tem como objetivo os melhores projetos de gestão hospitalar implementados durante o ano anterior.

O Portal do Utente foi concebido com o objetivo de colocar o utente no centro do processo de atendimento, permitindo-lhe aceder a toda a informação que necessita, apresentada de forma integrada e disponível em múltiplos canais. «O Portal do Utente de Matosinhos é uma plataforma online, criada para facilitar o acesso aos serviços de saúde dos nossos utentes, de forma simples e a partir de qualquer lugar, através do computador, telemóvel ou tablet”, explicou Nuno Antunes, da ULSM.

O Portal do Utente de Matosinhos, criado em setembro de 2016, e que conta já com mais de 13.600 utilizadores, permite registar a entrada através de um código QR, atualizar dados de identificação, consultar o tempo de espera das urgências, conhecer resultados de exames e análises, fazer marcações e pagar taxas moderadoras. A ideia, agora, será o alargamento a novas funcionalidades, mas também a replicação do projeto noutras unidades de saúde e na integração da informação do utente a nível nacional.

Projeto para diminuir tempo de internamento com menção honrosa

A elevada qualidade dos trabalhos recebidos justificou a atribuição de duas menções honrosas.

A primeira foi atribuída ao Projeto “Implementação do programa ERAS – Enhanced Recovery na cirurgia de cólon e reto”, do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que permitiu diminuir o tempo médio dos internamentos de 7 para 5 dias e reduzir significativamente o número de complicações médicas e cirúrgicas. De acordo com a equipa que defendeu o projeto, «o programa ERAS representa uma alteração profunda do processo de cuidados dos doentes, com múltiplas intervenções no sentido de diminuir o stress cirúrgico, mantendo a homeostasia e permitindo um retorno rápido às condições pré-operatórias».

Já a segunda menção honrosa foi atribuída ao Centro de Reabilitação Rovisco Pais, em Cantanhede, pelo projeto de desenvolvimento da “Via Verde de Reabilitação do AVC”, criada com o objetivo de alongar a versão tradicional da “Via Verde do AVC”, que termina no tratamento de fase aguda. O projeto-piloto, que envolveu também o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), pretendeu recuperar os doentes com sequelas para um programa de reabilitação integral e intensivo logo a partir das primeiras semanas após o AVC.

Na ocasião o Presidente da APAH, Alexandre Lourenço, reiterou que a adesão «à iniciativa Healthcare Excellence e os projetos apresentados são o exemplo vivo da dinâmica e da qualidade do trabalho que é diariamente realizado nas instituições do SNS em prol da melhoria do serviço aos utentes».

Para Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie Portugal, o prémio reconhece e distingue «as boas práticas implementadas nas unidades de saúde em Portugal», além de permitir «que outros façam o mesmo. É nosso objetivo, na AbbVie, proporcionar aos portugueses melhores cuidados de saúde e simultaneamente contribuir positivamente para a sustentabilidade do SNS».

A avaliação dos projetos, que teve como critérios a inovação e a replicabilidade, esteve a cargo de Margarida França (APAH), Pedro Alexandre (vogal do Conselho Diretivo da ACSS), Alfredo Lacerda de Cabral (Administrador Hospitalar do Hospital Garcia da Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).