Perspetiva sobre as tecnologias e processos no setor farmacêutico

No nosso pequeno mundo, temos notado, em particular nos dois últimos anos, uma presença estratégica dos medicamentos e produtos farmacêuticos. Será importante abordarmos algumas das questões que impulsionam, regulam e permitem a chegada aos cidadãos europeus destes produtos, com a necessária certificação e acreditação.

Procuraremos, nesta revista, perceber as novidades que se apresentam nesta área da saúde, na busca de novas soluções tecnológicas para a produção de novos fármacos. A tecnologia farmacêutica, tal como todas as outras, tem sofrido um desenvolvimento exponencial, sendo um dos passos mais marcantes a sequenciação do genoma humano.

O SNS e as farmácias comunitárias fizeram importantes parcerias na última década, tendo sido criada uma rede de proximidade ao cidadão, que se exige possa ser melhorada e tornada mais eficaz.

No que respeita à investigação, estão a ser desenvolvidas ferramentas de manutenção de condição e de manutenção preditiva, recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial para classificação e predição, de curto e longo prazo.

Nesta área, e em ligação umbilical à indústria farmacêutica, procuramos novas abordagens para o tratamento e prevenção de doenças infecciosas causadas por bactérias multirresistentes.

Mas dizem os entendidos que a nossa era é digital e, assim, poderemos perguntar que papel podem a saúde digital e a inteligência artificial desempenhar na prestação dos cuidados farmacêuticos.

Todas estas questões serão tratadas nesta revista, sob a forma de respostas, propostas ou descrições sustentadas no conhecimento de cada um dos autores convidados.

Com uma primeira abordagem sobre o desenvolvimento humano poderemos questionar como será possível conciliar diferentes abordagens para este desenvolvimento, sustentando o binómio que permite expandir as liberdades humanas e diminuir as pressões sobre o planeta.

José Batista e Nelson Baltazar

Leia a TecnoHospital nº108, nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Perspetiva sobre as tecnologias e processos no setor farmacêutico'