O papel do Engenheiro Biomédico na Substituição de Equipamento Médico

Num mundo cada vez mais tecnológico, o engenheiro biomédico assume um inquestionável protagonismo no setor da saúde. A sua formação, integradora de múltiplas valências, proporciona as diferentes competências técnicas que permitem ao Engenheiro Biomédico ter um papel de destaque nas mais recentes descobertas e desenvolvimentos na área da saúde, tendo como foco a análise e resolução de problemas específicos do setor da saúde e no desenvolvimento e otimização de sistemas associados à prestação de cuidados de saúde. Aqui destacamos o desenvolvimento de sistemas de apoio, de forma criteriosa e metodológica, à tomada de decisão na substituição de equipamentos médicos.

Tecnologias de saúde e o engenheiro biomédico

A inovação tecnológica contribuiu decisivamente para o avanço da Medicina. Remontando aos nossos antepassados mais primitivos, é possível observar que a arte da Medicina é tão antiga quanto o próprio homem. A constante demanda pela sobrevivência do ser humano reflete-se na história desde a figura do médico curandeiro e diagnosticador, que desvendava o mistério da doença do paciente através da sua observação (exame físico) e da sua história clínica, até um diagnóstico que passou a ter o auxílio cada vez mais presente da tecnologia.

Hoje temos um sistema de saúde fortemente assente em tecnologia, com soluções e  equipamentos  médicos cada vez mais sofisticados, modernos e verdadeiramente eficazes, quer para a prevenção, diagnóstico ou terapêutica. A tecnologia assumiu, assim, fundamental importância, revolucionando e impulsionando a área da saúde e a forma como se encara as doenças. (...)

Vanessa Amaral, mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE); licenciada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa; trabalha no Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, sendo, desde 2017, Chefe de Divisão de Equipamentos

Artigo completo na TecnoHospital nº110, mar/abr 2022, dedicada ao tema 'A engenharia biomédica'