O que exigir aos fornecedores na altura da aquisição dos equipamentos de lavagem e esterilização?

A preocupação na definição das especificações dos equipamentos de uma Central de Reprocessamento de Dispositivos Médicos Reutilizáveis é cada vez mais uma decisão extremamente importante e ponderada no que respeita ao processo e volume associados. Quando decidimos apenas pelo volume, quer seja dos equipamentos de lavagem e desinfeção, quer seja dos esterilizadores, corremos o risco de estrangular o fluxo do processo de reprocessamento e sobredimensionar os equipamentos, com todos os impactos económicos e logísticos que daí advêm.

Falando de uma lavadora desinfetadora, mais importante do que especificar, que deverá permitir reprocessar 18 cestas DIN, é definir qual a produtividade do equipamento. E neste aspeto existem vários vetores influenciadores desta análise, senão vejamos:

1. O volume de instrumental cirúrgico disponível para lavagem e desinfeção em termos de cadência de produtividade na fase prévia de pré-lavagem e desmontagem;
  2. O tempo de duração do ciclo de lavagem e desinfeção especificamente no tipo de instrumental a reprocessar;
  3. A característica dos racks, quanto a espaço entre níveis e quanto à facilidade de carga/descarga;
  4. A secagem efetiva do instrumental cirúrgico na fase final do ciclo de reprocessamento;
  5. O impacto ecológico quer nos consumos de eletricidade, quer de água fria, quente e osmotizada;
  6. Integrabilidade com sistemas de rastreabilidade;
  7. Otimização dos processos de lavagem com soluções de inteligência artificial que podem contribuir para uma redução de tempos de ciclo.

Pode parecer complexo, mas facilmente se percebe que uma análise detalhada dos circuitos, stock de instrumental cirúrgico, nível de serviço garantido e recursos humanos disponíveis vai conduzir-nos à solução mais adequada para a aquisição destes equipamentos de lavagem e desinfeção de instrumental cirúrgico. (...)

Por José Carlos Serrano, Healthcare Account Manager para Portugal na STERIS IBERIA. Desempenhou funções de consultor técnico, key account e gestor de clientes.

Artigo completo na TecnoHospital nº113, set/out 2022, dedicada ao tema 'Serviços de esterilização centralizados e o reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo'