O Ciberespaço e o Espaço Físico no novo Paradigma do Hospital

O conceito de Sociedade 5.0, oriundo do Japão, tem subjacente um novo paradigma que, em última instância, se pode resumir à ideia de colocar a tecnologia ao serviço das pessoas para permitir uma maior qualidade de vida, num momento em que a esperança média de vida é cada vez maior.

Subjacente a este conceito está o do Hospital 5.0, o qual, para além de aprofundar uma abordagem mais humanizada das pessoas, faz uma nova abordagem da tecnologia, desde a sensorização ao ciberespaço e ao uso de veículos terrestres e aéreos autónomos para apoio às pessoas, independentemente da sua localização geográfica e idade.

É uma nova sociedade, num mundo que se quer mais sustentável e humanizado, onde o Hospital 5.0 deve desempenhar um papel de charneira.

Sociedade 5.0 – Hospital 5.0

O conceito de Sociedade 5.0 corresponde a um modelo de comunidade centrado no indivíduo, no qual é balanceado o progresso económico com a solução dos problemas sociais, apoiado num sistema que integra o ciberespaço com o espaço físico.

O conceito de Sociedade 5.0 foi proposto no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Governo do Japão, como o modelo de uma futura sociedade à qual o Japão deve aspirar. Segue-se à sociedade da caça (Sociedade 1.0), à sociedade agrícola (Sociedade 2.0), à sociedade industrial (Sociedade 3.0) e à sociedade da informação (Sociedade 4.0). (...)

Em colaboração com Inácio Fonseca e Mateus Mendes

Artigo completo na TecnoHospital nº109, jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Hospital 5.0'

José Torres Farinha