Novos patamares da Robótica Médica com aprendizagem computacional

Os modelos de aprendizagem computacional têm tido um impacto muito significativo na evolução tecnológica e na transição digital. Na robótica médica têm permitido resolver um conjunto de problemas que eram difíceis, senão mesmo impossíveis, utilizando outras técnicas. A abordagem, no entanto, não é isenta de riscos.

A inteligência artificial, desde o seu início nos anos 50 do século XX, passou por diferentes fases, cada uma delas motivada por um paradigma diferente. Esses paradigmas incluíram a abordagem simbólica, sistemas periciais, sistemas adaptativos e, sobretudo, a abordagem conexionista. Cada modelo novo esteve na origem de avanços importantes em diferentes áreas, incluindo a robótica médica.

Dos grandes avanços da atualidade, os mais significativos são, possivelmente, graças aos modelos de aprendizagem, os que tiveram a capacidade de elevar a novos patamares tarefas como o reconhecimento de objetos em imagens. Os modelos com capacidade de aprender podem ser treinados cada vez que há conhecimento novo, ou podem até mesmo descobrir por si próprios e integrar novo conhecimento.

Redes convolucionais e reconhecimento de objetos

Os novos modelos de redes convolucionais profundas são excelentes no reconhecimento de objetos. O seu uso está a ser disseminado em diferentes áreas, incluindo o diagnóstico médico. Por exemplo, Viegas et al. usam uma rede Mask-RCNN para deteção de massas tumorais em imagens de mamograma. Este tipo de redes consegue, normalmente, detetar objetos de forma muito eficaz, com precisões muitas vezes próximas dos 100%, e em tempo real, usando o modelo certo e o hardware adequado. (...)

Em colaboração com Mateus Mendes, professor adjunto do Instituto Politécnico de Coimbra e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica de Coimbra; doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, especialidade de Informática, pela Universidade de Coimbra, e Inácio Fonseca, CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Universidade de Coimbra) e ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra)

Artigo completo na TecnoHospital nº114, nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Robótica em Cuidados de Saúde'