Novo Hospital Central de Évora - Planeamento

O Programa Funcional do Novo Hospital Central de Évora foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 2008, pelo que os elementos e dados que se expõem devem ser avaliados ao tempo da sua elaboração.

Enquadramento

O atual Hospital do Espírito Santo (HESE) tem lotação de 310 camas. Caracteriza-se por uma grande dimensão e dispersão da sua estrutura física, o que tem um grande impacto nos custos de funcionamento.

A estrutura física do atual hospital, dividida em três edifícios, apresenta uma arquitetura obsoleta, não tendo sido originalmente desenhada para um hospital de agudos, sendo um dos edifícios do tipo conventual, com mais de 500 anos, arrendado à Santa Casa da Misericórdia de Évora. O edifício do Patrocínio está separado dos outros dois pela Estrada Nacional 18 e sem nenhuma ligação física entre eles.

O hospital apresenta unidades mal dimensionadas, pouco flexíveis, e grandes constrangimentos em relação a necessárias reorganizações para obter ganhos de eficiência. Neste contexto, considerou-se fundamental a construção de um novo Hospital em Évora.

De acordo com as análises previamente efetuadas, o novo Hospital de Évora, enquanto Hospital Central, deverá dar resposta às necessidades de cuidados de saúde da população da sua Área de Influência, mediante uma clara articulação com as restantes unidades da rede de cuidados da região. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº103, jan/fev 2021, dedicado ao tema 'O novo Hospital Central do Alentejo'

Fernando Miranda

Ex-assessor principal de Planeamento e Apoio Técnico da Administração Regional de Saúde do Alentejo