Novo equipamento no HFF melhora segurança de cirurgias

O Serviço de Cirurgia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) passou a dispor de um novo equipamento altamente diferenciado e que vem melhorar de forma significativa a segurança de diversos tipos de cirurgias.

Trata-se do Sistema de Fluorescência EleVisionTM IR que permite a realização de cirurgias com recurso à técnica de fluorescência.

De acordo com o hospital, “esta técnica consiste na administração de um composto (verde de indocianina) que faz com que determinados tecidos do corpo humano fiquem fluorescentes quando fotoestimulados pelo laser”.

“A diferente luminescência dos tecidos permite diferenciá-los claramente, sendo assim possível uma melhor identificação de zonas críticas, identificar estruturas anatómicas relevantes como gânglios ou áreas com zonas tumorais”, explicou ainda o hospital em comunicado divulgado.

Segundo o HFF, esta informação em tempo real permite aos cirurgiões uma maior precisão no ato cirúrgico, acrescentando que vários estudos clínicos realizados apontam para diversos benefícios resultantes do recurso a esta técnica, entre os quais o aumento da segurança do ato cirúrgico.

O diretor do Serviço de Cirurgia do HFF, Vítor Nunes, destacou “a renovação que vem sendo realizada ao nível do equipamento tecnológico do bloco operatório, permitindo uma cada vez maior diferenciação da atividade cirúrgica do hospital”.

O responsável salientou ainda que este equipamento de ponta se destina a ser utilizado em diversos tipos de cirurgias e especialidades cirúrgicas do HFF, que podem recorrer a esta técnica, beneficiando assim um maior número de utentes.

Apesar de a oftalmologia e a cardiologia serem as especialidades precursoras na utilização desta técnica, tem-se assistido a um crescente e sustentado uso pela cirurgia geral, com diferentes intuitos.