Nova sala de raio x em Oliveira de Azeméis

O Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis, vai dispor de uma nova sala de raio x, substituindo-se assim a atual sala daquela unidade do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o seu equipamento.

Esta mudança resulta da necessidade de se transferir a localização da atual sala, que é de difícil acesso quer para os utentes do Serviço de Urgência, quer para os do internamento. Para além disso, o equipamento que atualmente está em uso tem já mais de 20 anos de vida, estando tecnologicamente obsoleto, segundo o Centro Hospitalar.

O investimento, lançado neste mês de abril, incluirá uma obra para a instalação da nova sala num espaço contíguo ao Serviço de Urgência e à Consulta Externa, bem como a instalação de um novo equipamento de Raio X. Este irá substituir a antiga tecnologia convencional analógica por um equipamento com tecnologia de aquisição e processamento de imagem digital direto através de detetor fixo e de Wi-Fi.

Com este investimento, o CHEDV para além de melhorar as condições de trabalho do Serviço de Imagiologia, em Oliveira de Azeméis, irá aumentar a produção de meios complementares de diagnóstico nesta área.

Atualmente, apenas são realizados exames de radiologia para apoio ao Serviço de Urgência. Após esta obra, que se espera que fique concluída no prazo de 4 meses, irão ser também realizados exames aos doentes seguidos em Consulta Externa, ficando ainda em aberto a possibilidade de serem realizados exames para os utentes dos Centros de Saúde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.