Modelo das USF vai ser generalizado

O Governo vai generalizar o modelo das Unidades de Saúde Familiares (USF) por se tratar, segundo o primeiro-ministro, de um “modelo de gestão ideal” de cuidados de saúde primários.

A declaração foi feita durante a inauguração da USF da Batalha, no Porto. “A experiência está feita e os resultados são conhecidos”, revelou António Costa. O governante acrescentou que, tendo a experiência corrido bem, só há uma coisa a fazer: “é generalizar este modelo como o modelo de gestão ideal para todos os cuidados de saúde primários e é isso que iremos fazer ao longo desta legislatura”, afirmou o governante em declarações à Lusa.

Para o primeiro-ministro, a experiência com o modelo das USF tem sido positiva, realçando o trabalho de equipa e as sinergias que potenciam melhores cuidados de saúde, pela criação de condições de maior atratividade e motivação para os profissionais.

O Governo pretende, assim, proporcionar aos cidadãos cuidados de saúde mais acessíveis, uma maior oferta de valências médicas e ainda instalações com melhores condições, de maneira a que as pessoas encontrem “respostas para os cuidados que, na globalidade, necessitam” e reservando as idas aos hospitais para os cuidados diferenciados.

Lembrando que uma das prioridades do Governo é o investimento nos cuidados de saúde primários, o primeiro-ministro destacou a importância de uma melhor gestão dos recursos, referindo que “não basta colocar mais dinheiro no SNS”.

“Este esforço é muito importante e tem de ser prosseguido, daí termos alargado as condições de acessibilidade, nomeadamente através da isenção das taxas moderadoras em todos os cuidados prestados nas unidades de saúde de cuidados primários”, declarou o governante.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.