Governo cria grupo de trabalho para melhorar rendimento dos blocos operatórios

O Governo criou um grupo de trabalho para propor um modelo de funcionamento dos blocos operatórios dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que permita um “melhor rendimento” desses serviços. Esta estrutura tem de apresentar uma proposta até meados de junho próximo.
Em Despacho publicado em Diário da República, a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, indica que o objetivo é que o grupo de trabalho proponha um modelo de funcionamento que assegure que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde se possam reger por regulamentos homogéneos, visando dessa forma uma maior rentabilidade e redução de espera para as cirurgias.


O diploma explica que em 2013 foi criado um grupo de trabalho para avaliar a situação dos blocos operatórios, que culminou com a publicação, em outubro de 2015, de um relatório sobre a capacidade de cada instituição, um trabalho que o próprio despacho refere que "não pode ser desperdiçado".
“É consensual que da capacidade instalada em blocos operatórios se poderia retirar um melhor rendimento, tratando no mesmo tempo e instalações disponíveis um muito maior número de doentes”, entende o Ministério da Saúde.


Através dos dados recolhidos desde 2015, o novo grupo de trabalho deve apresentar propostas para otimizar o trabalho dos blocos operatórios, sugerindo um modelo de regulamentação e um programa de implementação.


O coordenador do grupo é o médico cirurgião José de Castro Correia da Silva, da equipa do Hospital de São João no Porto, que irá trabalhar com uma equipa de 12 outros médicos e enfermeiros.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.