Médicos premiados por investigação em Cardiologia de Intervenção

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) atribuiu o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção a Pedro Ribeiro Queirós, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

O segundo lugar foi atribuído a Luís Graça Santos, do Centro Hospitalar de Leiria, e o terceiro lugar foi atribuído ex aequo a André Dias de Frias e Ricardo Costa, ambos do Centro Hospitalar do Porto.

Esta iniciativa tem como objetivo promover a formação e a investigação científica entre os médicos mais jovens, assim como a sua participação na Reunião Anual da APIC.

Este ano os trabalhos foram subordinados ao tema ‘Uma imagem vale mais do que mil palavras’ e foram aceites 57 casos “que ilustram a elevada qualidade da cardiologia de intervenção nacional”, lê-se em comunicado.

“Acreditamos que estas iniciativas são de extrema importância, uma vez que fomentam o interesse e a motivação dos jovens pela investigação em Cardiologia”, afirmou o presidente da e-APIC20, Pedro de Araújo Gonçalves.

Pedro Ribeiro Queirós ficou em primeiro lugar com o trabalho “A valve through a stent: how will it end?”, que descreve um caso desafiante de intervenção valvular aórtica num doente com doença arterial periférica grave.

Luís Graça Santos, o segundo classificado, foi distinguido pelo desenvolvimento do trabalho “Vida por um fio: Uma sequência rara de complicações de angioplastia coronária eletiva”. Já André Dias de Frias e Ricardo Costa ficaram os dois em terceiro lugar com os trabalhos “Oh no! Another case of Rotaregret…” e “Mycotic coronary aneurysm after percutaneous treatment of chronic total occlusion” respetivamente.