Mais 84 camas para Unidades de Cuidados no Norte

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) anunciou a instalação de três novas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), que acrescentam 84 camas nas valências de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção.

Segundo a ARS Norte, as novas respostas decorrem da entrada em funcionamento das três unidades no Hospital do Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, e duas na Gaiarts – Hospital Privado de Gaia, bem como do alargamento da capacidade instalada na Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira.

O investimento permite que a ARS Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize junto das populações mais 23 camas de Convalescença, 28 de Média Duração e Reabilitação e 33 de Longa Duração e Manutenção, prosseguindo, assim, o alargamento assistencial nesta área da prestação.

De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 598 – camas e acompanhamentos no domicílio –, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, na ordem de 58 milhões de euros.