Logística e Processo Informático de suporte à Vacinação COVID-19

Nesta edição a TecnoHospital apresenta um dossier com artigos escritos por profissionais de diversas áreas, aos quais foi proposto, no coletivo, uma abordagem sobre as estruturas que suportam o processo de receção, transporte, armazenamento, segurança, estratégia e planeamento para a necessária resposta à rede que apoia a vacinação em Portugal.

Daí o convite que a TecnoHospital entendeu fazer às várias entidades da saúde: o Infarmed, a SPMS, o SUCH, que integram a task force, bem como ao ministério que tutela politicamente a articulação de todos nas equipas de profissionais e diversos setores envolvidos para a Vacinação COVID-19.

Um dos desafios da task force, que foi criada para a elaboração do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, foi o de gerir toda a logística e processo de rastreamento formal de suporte à vacinação COVID-19. Coube ao SUCH, parte integrante da task force, ser nomeado para a coordenação da operação de armazenamento e distribuição das diferentes tipologias de vacinas contra a COVID-19, tendo como responsabilidade a operação de receção, armazenamento e distribuição das diferentes tipologias de vacinas contra a COVID-19.

O Dr. Joel Azevedo descreve com clareza o papel que o SUCH desempenhou no Transporte, Logística e Armazenamento de Vacinas, num contexto de grande dificuldade de planeamento, em virtude da imprevisibilidade da chegada de vacinas e do pouco entendimento sobre as mesmas.

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Diogo Serras Lopes, dá-nos a conhecer a experiência da vacinação do país integrada numa visão global do processo de vacinação e a importância da vacinação preventiva da COVID-19 para o país.

A SPMS, pela mão do seu Presidente, e o Infarmed, através do seu Vice-Presidente, levam-nos a viajar pelos difíceis caminhos que foi preciso desbravar em cada uma das áreas, sem paradigmas de referencial e com as imposições de urgência e organização difíceis de planear.

O Dr. José Aranda da Silva oferece-nos um olhar externo, que aborda a transformação e fortalecimento do SNS neste contexto de pandemia e a importância da vacinação global, opinando sobre os riscos e os impactos na estrutura que construímos durante tantos anos.

Deixamos à consideração dos leitores da TecnoHospital este conjunto de artigos que espelham bem a adaptação e articulação de esforços de diversos setores da saúde à Logística e Processo Informático de suporte decorrente do processo de vacinação COVID-19 massiva que está a acontecer no nosso país.

Luís Duarte e Nelson Baltazar

Leia a TecnoHospital nº106, jul/ago 2021, dedicada ao tema 'Logística e Processo Informático de suporte à Vacinação COVID-19'