Ligar a emergência pré-hospitalar ao hospital através da telemedicina

A telemedicina pode apoiar os serviços de emergência e reforçar a cadeia de sobrevivência, isto é, a cadeia de ação que começa na primeira linha de resposta e passa pelos sistemas de resposta e pelos departamentos de emergência para assegurar serviços médicos de emergência. Numa entrevista concedida ao portal medica-tradefair.com, Armin Häuser, diretor do Centro de Competências em Telemedicina e eHealth de Hessen, na Alemanha, explica de que forma isto é possível.

Na entrevista, Häuser explica que o Centro de Competências trabalha com a aplicação IVENA eHealth, de gestão de cuidados interdisciplinar. Numa situação de emergência, esta aplicação pode ser usada para, de uma forma rápida, alocar pacientes aos hospitais com a capacidade adequada para tratar e enviar informação de diagnóstico sobre o paciente ao hospital ainda antes da chegada da ambulância. Na cidade de Aachen existe um serviço de tele-emergência que permite livestream entre a ambulância e um médico de urgência que se encontre noutro local, de modo a que os paramédicos possam receber indicações até o médico de emergência chegar ao local.

Isto permite poupar tempo na transmissão da informação, e as equipas conseguem, mais rapidamente, encontrar um hospital não só mais preparado mas também com espaço para receber o doente. Se for necessário uma sala de operações, esta pode ser preparada antecipadamente.

A importância da partilha em tempo real e da formação

Häuser adverte que quando a telemedicina é usada como parte das operações de emergência, é importante partilhar a informação em tempo real e com todas as partes envolvidas em simultâneo. Importa também ter uma ligação ininterrupta à Internet, o que em zonas rurais pode ser um problema. Por outro lado, a fiabilidade do software tem de ser aliada ao treino dos profissionais para lidar com este suporte tecnológico. Têm também de ser criados standards relativos à partilha de dados e clarificar aspetos relativos à proteção, sobretudo tendo em conta a entrada em vigor do RGPD.