Kit para reduzir erros na toma de medicação

Procurando dar resposta ao elevado número de pessoas que toma incorretamente a medicação, a Zentiva desenvolveu um serviço de apoio às farmácias parceiras, o PIM – Preparação Individualizada da Medicação, um dispositivo de organização da medicação, preparado pelo farmacêutico, hermeticamente selado e que permite ao doente tomar a sua medicação de forma correta, em função do dia da semana e do momento do dia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 50 por cento dos cidadãos sujeitos a terapia crónica não tomam corretamente a medicação.

O kit disponibilizado às farmácias garante a supervisão por parte dos profissionais de saúde relativa ao uso correto da medicação, e um tratamento seguro, e sem erros.

O PIM destina-se sobretudo a utentes que reportam dificuldades no uso dos medicamentos, por exemplo baralhando os momentos da toma, a utentes cuja responsabilidade da administração de medicamentos é de um cuidador que sente dificuldades no processo, a utentes com limitações físicas e cognitivas, àqueles que tenham regimes terapêuticos complexos e a utentes ativos que se ausentem frequentemente por períodos curtos. Os utentes polimedicados são o principal público-alvo deste sistema, não necessariamente idosos.

A cada semana, o técnico de farmácia prepara um blister com as tomas de medicação de toda a semana à hora certa, de forma individualizada. Embora os blisters sejam semanais, segundo uma das técnicas ouvidas no âmbito da divulgação deste sistema, a preparação é feita para um mês. Os técnicos realçam, como benefícios do kit, a melhoria da adesão à terapêutica, além do estreitamento da confiança entre farmacêutico e utente.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.