Melhoria do isolamento das coberturas no Hospital do Barreiro

O hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro vai sofrer uma intervenção de melhoria do isolamento das suas coberturas.

A intervenção realiza-se ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), inserido no Portugal 2020, cujo objetivo é fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética. A obra teve início em setembro e deverá estar concluída em março, e representa um investimento superior a 900 mil euros.

Esta é a primeira intervenção sofrida por este hospital tendo em vista a reconversão dos sistemas de produção energética, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício e contribuindo para aumentar o conforto de profissionais e utentes.

Para além desta intervenção, estão previstas medidas como a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; a substituição de iluminação do tipo LED; a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC); novos fan coils para climatização das enfermarias; e substituição dos chillers, das Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e das caldeiras atuais por equipamentos mais eficientes. Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto de redução nos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

Recorde-se que até 2020 os organismos e serviços da Administração Pública têm de alcançar um nível de eficiência energética de 30 por cento, sendo que esta eficiência terá de ser alcançada sem aumento da despesa pública.