IPO Lisboa integra rede europeia que estuda a predisposição familiar para o cancro

  • 20 janeiro 2022, quinta-feira
  • Gestão

Desde novembro de 2021 que o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) integra a rede de Referenciação Europeia GENTURIS, que tem entre os seus objetivos o aperfeiçoamento da identificação de pessoas com predisposição familiar para o cancro, que apresentam um risco muito elevado de desenvolver cancros comuns, geralmente localizados em múltiplos sistemas de órgãos.

A GENTURIS junta prestadores de cuidados de saúde e centros de referência com o objetivo de melhorar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde a doentes e pessoas com síndromes hereditários com risco aumentado para cancro. No caso de diagnóstico oncológico, estes doentes necessitam de tratamento e seguimento diferenciado do dos doentes oncológicos não hereditários.

Para a diretora do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, Isabel Claro, a entrada na rede “vem reconhecer a atividade desenvolvida nas consultas de risco familiar ao longo dos anos e a excelência da prestação de cuidados neste âmbito”.

O IPO Lisboa obteve reconhecimento para os grupos síndrome de Lynch e poliposes, cancro da mama e ovário hereditário e outros, “onde se incluem síndromes hereditários de cancro gástrico e melanoma maligno”.

Para os doentes e portadores de mutações hereditárias, a inclusão na rede “garante que a vigilância, diagnóstico e tratamento das suas doenças estão em linha com as melhores práticas internacionais”, disse Isabel Claro, que coordena a Consulta de Risco Familiar de Cólon e Reto.

“A integração nesta rede reforça a nossa responsabilidade face às crescentes solicitações que recebemos”, acrescentou a coordenadora da Clínica de Risco Familiar, Fátima Vaz.

A médica oncologista, que também coordena a Consulta de Risco Familiar de Cancro e Ovário, considerou ainda que a avaliação positiva alcançada pelo IPO Lisboa, que permitiu o acesso à rede GENTURIS, “serve de reconhecimento pelo trabalho de todas as equipas multidisciplinares do Instituto que, em articulação com a Clínica de Risco Familiar, contribuem para a gestão integrada do risco acrescido de cancro dos doentes e suas famílias.

A candidatura do IPO Lisboa foi avaliada pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía. No relatório final foi atribuído à instituição 97,12 por cento (em 100 por cento) nos critérios gerais e 97,86 por cento (em 100 por cento) dos critérios específicos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.