IPO de Lisboa cria aplicação móvel para doentes

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) lançou uma aplicação móvel dirigida exclusivamente aos seus doentes, que lhes permitirá aceder à agenda de consultas, tratamentos, exames, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e à medicação que receitada.

Os doentes em tratamento ou seguimento no IPO Lisboa poderão agendar a entrega de medicamentos ou solicitar o seu envio para uma farmácia perto do seu local de residência através desta aplicação. Esta permitirá também o pedido de “relatórios para efeitos de junta médica ou Atestado Médico de Incapacidade Multiusos, um documento essencial para que as pessoas com doença oncológica possam beneficiar dos direitos que a lei lhes confere”, lê-se em comunicado do IPO Lisboa.

A aplicação “MyIPO Lisboa” possibilitará a solicitação dos resultados dos exames e análises já vistos pelo médico assistente, o acesso às recomendações e preparações antes da realização de análises e exames. Os doentes poderão ainda descarregar declarações de presença, consultar o seu histórico no IPO, aceder a informação institucional e terão ainda acesso direto ao portal de internet do instituto.

“Com a MyIPO Lisboa procuramos responder a uma necessidade identificada pelos doentes e facilitar o seu contacto com o Instituto e com os seus profissionais de saúde, evitando deslocações por motivos que podem agora ser resolvidos através das funcionalidades que colocamos ao seu dispor, num projeto co-financiado pelo SAMA/COMPETE2020”, lê-se na página do instituto.

O desenvolvimento da aplicação decorre dos projetos de investimento em curso na modernização administrativa e tecnológica do instituto, com vista à transformação digital.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.