IPO de Coimbra avança com requalificação da Cirurgia e Imagiologia

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) procedeu na passada quarta-feira à assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia, que deverá ter início já em setembro e com um prazo de execução de dois anos.

Em comunicado, o conselho de administração salientou que se trata de uma “intervenção que marcará de forma inexorável o IPO de Coimbra, a cidade e a região, uma vez que vai contribuir para uma melhoria significativa no cuidar do doente oncológico”.

“Esta obra implicará alterações no ‘campus’ hospitalar e área envolvente, necessárias à sua execução, garantindo a atividade do IPO de Coimbra e a segurança de doentes e profissionais”, refere a nota.

Em comunicado, o IPO de Coimbra referiu que a empreitada foi adjudicada à empresa Embeiral – Engenharia e Construção S.A, com um valor de adjudicação superior a 22 milhões de euros (22.699.530,83 euros).

Plano de requalificação do IPO de Coimbra abrange mais investimentos

A empreitada insere-se num plano de requalificação de todo o ‘campus’ de saúde do IPO Coimbra, que incluiu também a construção de novo bloco operatório periférico, com duas salas cirúrgicas, num investimento de 1,8 milhões de euros. O novo bloco cirúrgico foi inaugurado no dia em fevereiro passado pela ministra da Saúde, Marta Temido.

O IPO de Coimbra investiu ainda 200 mil euros na reconfiguração do Setor de Virologia, integrado no Laboratório de Patologia Clínica, o qual “visa capacitar a instituição e a região Centro de uma infraestrutura cabal do ponto de vista técnico e científico” para dar resposta laboratorial ao diagnóstico do novo coronavírus.

Além destes investimentos, a administração adquiriu dois novos aceleradores lineares para substituir equipamentos com mais de uma década de atividade, num investimento superior a 5,8 milhões de euros. O primeiro acelerador foi instalado em abril e o segundo prevê-se que chegue em novembro.

Os dois novos equipamentos visam reforçar o posicionamento do IPO de Coimbra “como instituição de referência na região Centro nos tratamentos de radioterapia”.