IPO Coimbra tem novo bloco operatório periférico

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO) Coimbra inaugurou na passada quinta-feira o Bloco Operatório Periférico e o Setor de Virologia do Serviço de Patologia, que permitem reforçar a capacidade em matéria cirúrgica, laboratorial e de tratamento.

“O novo bloco operatório periférico e o investimento para reforço da capacidade laboratorial são exemplos da preparação do IPO de Coimbra para o que pode vir a ser a resposta em termos assistenciais”, lê-se em comunicado. Com a entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório Periférico, a obra de requalificação do edifício de cirurgia vai poder começar no segundo semestre deste ano.

No dia em que se assinalou a luta contra o cancro, a ministra da Saúde Marta Temido relembrou o plano europeu de combate à doença oncológica aprovado e que define como prioridades a deteção precoce, a prevenção e adoção de estilos de vida saudável, o tratamento atempado e de qualidade estruturado numa rede de centros de referência e o acompanhamentos dos doentes recuperados de uma doença oncológica e seus familiares.

No seguimento do reforço da capacidade laboratorial e de diagnóstico da SARS-Cov-2, foi também inaugurado o setor de virologia do Serviço de Patologia do IPO Coimbra, num investimento superior a 210 mil euros.

Nas instalações do IPO Coimbra decorrem ainda as obras para a instalação de dois aceleradores lineares, que permitem melhorar a precisão e a segurança da radioterapia prescritas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.