IPO de Coimbra aumenta atividade durante o período pandémico

• 03 fevereiro 2022, quinta-feira

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra registou um crescimento da atividade desde 2019, apesar da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, com aumento dos rastreios, das consultas e das cirurgias.

“O IPO de Coimbra apresentou resultados que denotam um crescimento nas diferentes linhas de produção, tendo conseguido garantir um bom equilíbrio da atividade assistencial, mesmo no ano 2020”, salientou a administração citada pela agência Lusa.

Em 2021, o IPO de Coimbra realizou 34.811 rastreios, incluindo do cancro do colo do útero e do cólon e reto, que representa uma subida significativa face a 2019, em que foram efetuados 18.983 rastreios. Em 2020, foram realizados 25.434 rastreios.

Ao nível das consultas médicas (primeiras e subsequentes), foram registadas o ano passado 153.402, mais 27.109 relativamente a 2019 e 23.784 comparativamente a 2020.

O número de primeiras consultas referenciadas via consulta a tempo e horas (através dos cuidados de saúde primários) aumentou em 2021 mais de 11 por cento face a 2019 (ano pré-pandemia), passando de 5.483 para 6.105. Contudo, em 2020, o número baixou para 4.813.

“Tem-se verificado um aumento da referenciação, através dos cuidados de saúde primários, o que impacta no número de novos casos diagnosticados”, referiu a administração do IPO de Coimbra, liderada por Margarida Ornelas.

Segundo o IPO de Coimbra, o aumento dos tratamentos de Hospital de Dia (quimioterapia e outros) em 2020 “está relacionado com a resposta que teve de conferir aos doentes do Hospital Distrital da Figueira da Foz, tendo criado um segundo Hospital de Dia para o efeito”.

Relativamente às consultas externa, em 2021 o tempo médio para agendar uma consulta foi de cerca de três dias e a mediana do tempo de espera dos pedidos concluídos até 31 de dezembro foi de 16,5 dias.