A inteligência artificial e outras tecnologias digitais na prática farmacêutica

• 31 dezembro 2021, sexta-feira

A era digital está a transformar radicalmente a forma como a tecnologia é usada, com grande impacto na profissão farmacêutica no presente e principalmente num futuro próximo. A saúde digital tem vindo a tornar-se cada vez mais uma prática comum em hospitais, farmácias comunitárias e muitos outros locais de assistência farmacêutica, bem como uma parte integrante da investigação e desenvolvimento e das atividades de fabrico na indústria farmacêutica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde digital é “a área de conhecimento e prática associada ao desenvolvimento e uso de tecnologias digitais para melhorar a saúde”. A tecnologia e a transformação digital estão a alterar rapidamente os ecossistemas de informação e o planeamento dos sistemas de saúde. A utilização de várias tecnologias digitais, como inteligência artificial e a machine learning, oferece grandes oportunidades para a melhoria dos serviços, do acesso e dos resultados de saúde.

É fundamental aproveitar os aspetos positivos da disponibilização das novas ferramentas, como o fornecimento de serviços remotos ou a colheita, tratamento e partilha de dados em saúde, embora nunca colocando em causa o respeito pelos doentes ou utentes e os seus direitos. A saúde digital é cada vez mais vista como parte integrante das soluções para muitos desafios de saúde e bem-estar, permitindo uma integração eficaz de cuidados.

A utilização da inteligência artificial (IA) e outros instrumentos digitais pode ainda desempenhar um papel importante quer no marketing de produtos farmacêuticos quer na utilização adequada desses produtos, nomeadamente no que respeita à adesão à terapêutica e à maximização dos resultados em saúde. Os farmacêuticos estão numa posição única para intervir nas decisões sobre IA na área da saúde, mas para isso a sua formação deve fornecer os conhecimentos necessários. (...)

Helder Mota-Filipe, perito da Agência Europeia do Medicamento

Artigo completo na TecnoHospital nº108, nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Perspetiva sobre as tecnologias e processos no setor farmacêutico'