Inteligência Artificial identifica suscetibilidade a doença respiratória grave

Dois professores da Universidade de Nova York criaram uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a prever que pacientes com COVID-19 precisarão de ventiladores mecânicos.

A ferramenta analisa os dados do histórico clínico dos antigos doentes com COVID-19, conseguindo a previsão daqueles que desenvolverão doença respiratória grave, ainda antes de apresentarem os primeiros sintomas.

“Ao sinalizar casos graves com antecedência, pode levar à redução de visitas de emergência, ajudar os hospitais a decidir que casos monitorizar e, por sua vez, salvar vidas humanas”, disse um dos professores responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, Anasse Bari.

“Esperamos que a ferramenta, quando estiver totalmente desenvolvida, seja útil para os médicos enquanto avaliam quais pacientes moderadamente doentes realmente precisam de camas e quem pode ir para casa em segurança, com os recursos hospitalares escassos”, explicou Bari.

O professor Bari acrescentou que a sua visão da IA no setor da saúde é que ela existe para servir como uma extensão da inteligência humana, não como uma substituição. “Um sistema de IA aconselha e faz sugestões. O humano é que terá de tomar a decisão final – seguindo a IA ou, às vezes, corrigindo-a, para que a IA se torne mais inteligente”, concluiu.