INSA integra parceria europeia de Avaliação do Risco de Químicos

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia, de Genética Humana e de Saúde Ambiental, integra a Parceria Europeia para Avaliação do Risco de Químicos (PARC).

Esta parceria, cuja reunião de lançamento decorreu nos dias 12 e 13 de maio, em Paris, tem como objetivo promover a investigação, partilhar conhecimento e melhorar capacidades na área de avaliação do risco das substâncias químicas.

Dando continuidade à Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), projeto no qual o INSA também participa desde 2017 e que terminará no próximo mês de junho, a PARC tem fortes ambições em termos de colaborações científicas, constituindo uma oportunidade única para as diferentes entidades envolvidas na avaliação de risco trabalharem em conjunto, otimizando os recursos dedicados à monitorização e avaliação do risco das substâncias químicas e acelerando o progresso nestas áreas.

De acordo com o INSA, a PARC irá apoiar a Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos e o Plano de ação da UE “Rumo à poluição zero no ar, na água e no solo” da Comissão Europeia.

Globalmente conta com a participação de quase duzentas instituições parceiras de 28 países europeus, bem como das agências europeias ECHA, EEA e EFSA, sendo financiada pelo atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte Europa, e pelos países participantes.

O INSA será responsável por liderar o workpackage de Comunicação, Disseminação e Sinergias, para além de cinco tarefas, estando envolvido em sete dos nove grupos de trabalho da PARC, através de investigadores e técnicos de três dos seus departamentos técnico-científicos (Epidemiologia, Genética Humana e Saúde Ambiental).

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.