Inovação Tecnológica versus Ciclo de Vida dos Activos Hospitalares

• 31 outubro 2023, terça-feira

Os Activos Físicos hospitalares caracterizam-se pela sua enorme diversidade, designadamente a nível tecnológico. Esta diversidade leva a que coexistam, necessariamente, activos com ciclos de vida muito longos com outros com ciclos de vida relativamente curtos, devido à sua rápida obsolescência tecnológica.

Esta coexistência de diversidade de ciclos de vida tem implicações orçamentais tremendas, o que implica que, em última instância, o valor dos actos médicos que estão indexados aos activos físicos têm de ter em consideração o seu ciclo de vida de forma dinâmica.

De facto, o Retorno do Investimento (ROI) de um activo com uma vida longa e o de um de rápida obsolescência tecnológica tem que ser devidamente avaliado aquando da decisão da sua aquisição.

Políticas de gestão dos activos, que envolvem a sua manutenção, utilização e renovação e ou retirada de funcionamento estão intrinsecamente dependentes da inovação tecnológica.

Estes são os tópicos que são discutidos ao longo do presente artigo, o qual propõe abordagens pragmáticas para os diversos perfis de activos discutidos. (...)

Em colaboração com Rafael Monteiro, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Politécnico de Coimbra, e Hugo Raposo, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Politécnico de Coimbra; RCM2+ Research Centre for Asset Management and Systems Engineering

Artigo completo na TecnoHospital nº119, set/out 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II'

José Torres Farinha