Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II

• 31 outubro 2023, terça-feira
  • Gestão

A introdução de novas tecnologias na área da saúde é um fator fundamental para a evolução dos procedimentos médicos. Estes mecanismos de última geração melhoram a qualidade dos diagnósticos, auxiliam nos tratamentos e proporcionam um atendimento mais eficiente para os pacientes. Neste cenário, torna-se essencial que o médico e outros profissionais de saúde saibam mais sobre esta realidade, entre as quais se destacam, entre outras:

• A Telemedicina, que é uma área da Telessaúde que viabiliza o suporte médico de modo remoto por meio do apoio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
  • A inteligência artificial, que consiste em uma vertente da ciência da computação que cria equipamentos tecnológicos com o objetivo de simular o pensamento e a capacidade humana. Deste modo, é possível analisar exames, raciocinar, analisar padrões, fazer diagnósticos mais precisos, integrar informações sobre patologias, tomar as melhores decisões e solucionar eventuais problemas.
  • A tecnologia Big Data compreende a aquisição, gestão e o uso de uma grande quantidade de informações. Sendo assim, este sistema é integrado com vários bancos de dados conectados, permitindo a partilha desses dados com o Ministério de Saúde e outros órgãos ligados à área médica.
  • A tecnologia Blockchain traz segurança para os bancos de dados utilizados na saúde, proporcionando maior confiabilidade ao dar a permissão de acesso às informações de pacientes somente a pessoas autorizadas.
  • A impressora 3D possibilita a impressão de objetos em formatos tridimensionais, por meio do seu molde digital. Médicos e cientistas do mundo inteiro já utilizam esta tecnologia para recriar vasos sanguíneos, tecidos e até mesmo órgãos inteiros do corpo humano, para fins de transplante.
  • A Realidade Virtual oferece a imersão dos pacientes num ambiente novo e diferente da realidade, por meio do uso de recursos visuais e auditivos, como displays, óculos VR ou headsets.

Dando seguimento à edição anterior, a Tecno Hospital apresenta-nos a segunda parte do dossier Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II, com artigos escritos por profissionais de diversas áreas das Instalações Elétricas, aos quais foi proposto, no coletivo, uma abordagem sobre o tema “Inovação e Novas Tecnologias em Saúde”.

Em colaboração com Luís Duarte

José Torres Farinha

CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Universidade de Coimbra) e ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra)

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt