Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I

• 31 agosto 2023, quinta-feira

A Inovação e as Novas Tecnologias em Saúde correspondem a um desafio interminável que contribui de forma decisiva para o incremento do bem-estar da população, sendo necessário fazer a sua incorporação no Sistema de Saúde de forma racional, suportada em evidências científicas consolidadas.

São múltiplas as Tecnologias em Saúde, indo desde a automação, nos mais diversificados sistemas técnicos transversais, à robótica médica, física nuclear, inteligência artificial no desenvolvimento de novos medicamentos e no apoio ao diagnóstico médico, até aos grandes equipamentos de imagiologia a Tomografia Axial Computorizada (TAC), bem como os sofisticados aparelhos que executam múltiplas análises clínicas em simultâneo.

É, por isso, necessário criar condições para que as estruturas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) possam incorporar sistematicamente a Inovação e as Novas Tecnologias, bem como criar pontes com o sistema científico e tecnológico para potenciar a Investigação e Desenvolvimento, bem como minimizar o tempo de introdução no SNS das inovações cientificamente consolidadas.

Importa ainda enfatizar a importância da rentabilização do conhecimento disponível e da consolidação da transição digital, designadamente através da otimização de recursos, através da eliminação da necessidade da duplicação de exames médicos e do diálogo entre todas as entidades de Saúde, visando o conforto do utente e a racionalização orçamental, através dos suportes digitais atualmente disponíveis.

Face à importância do tema, a TecnoHospital disponibiliza um dossier repartido por duas edições divididas em duas partes: “Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I, e Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II”, com artigos escritos por profissionais oriundos de diversas áreas da Saúde. O objetivo final é sensibilizar os vários intervenientes do SNS, com ênfase na vertente da Engenharia Hospitalar, para os desafios e as oportunidades que urge incorporar no SNS, tendo sempre como elemento focal o utente.

Em colaboração com Luís Duarte

Artigo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I'

José Torres Farinha

CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Universidade de Coimbra) e ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra)