Inaugurado equipamento de ressonância magnética no HDS

Foi inaugurado o novo equipamento de ressonância magnética do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que representou um investimento de 2,15 milhões de euros.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, participou na sessão de inauguração, tendo sublinhado que o trabalho ao nível dos investimentos que tem sido feito nos últimos anos é um trabalho de recuperação.

A título de exemplo, o governante referiu o reforço em recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que conta agora com mais 20 mil trabalhadores do que em 2015. Também os orçamentos foram reforçados em cerca de 2,5 mil milhões de euros, o que, nas palavras de Diogo Serras Lopes, “representa um montante muito relevante”.

O Secretário de Estado referiu ainda que o último ano e meio mostrou que o SNS é absolutamente essencial e que o investimento que tem sido feito nos últimos anos foi fundamental para enfrentar a pandemia de uma forma tão resiliente.

Este equipamento, que entrou em funcionamento há uma semana, teve um financiamento de 85 por cento por fundos comunitários e oferece “uma qualidade de imagem consistente e reduz o tempo de configuração do exame, encontrando-se equipado com um monitor vídeo que permitirá a redução de ansiedade nos pacientes claustrofóbicos”.