Inaugurada área de Cuidados Paliativos em Chaves

• 27 março 2024, quarta-feira

Fotografia: SNS

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro tem agora uma resposta reforçada na área dos cuidados paliativos.

O novo investimento em Chaves, que permitiu remodelar uma das alas de internamento, foi inaugurado pelo secretário de Estado da Saúde, proporcionando agora mais respostas aos utentes da região.

O investimento traduziu-se numa remodelação completa de uma ala de internamento da unidade hospitalar de Chaves, no valor aproximado de 1,2 milhões de euros, financiados em grande parte através do Programa Norte 2020. Desta forma, o Serviço de Medicina Paliativa alarga a sua capacidade de atendimento para 28 doentes em enfermaria.

A inauguração formal decorreu este mês, mas o serviço já está em funcionamento e a prestar assistência a casos clínicos mais complexos desde junho de 2023, com o secretário de Estado da Saúde a elogiar a aposta feita numa área muito sensível e em que é essencial conseguir respostas próximas e que aliem a diferenciação com o humanismo.

Com esta diferenciação, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro consegue aumentar o número de pessoas atendidas, diminuir o tempo de espera e melhorar os resultados em termos de mortalidade.