A importância do Plano Diretor na estratégia de desenvolvimento de um hospital

  • 31 agosto 2023, quinta-feira
  • Gestão

No seu “Guia para a elaboração de Planos Diretores das Unidades Hospitalares”, revisão de 2015, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) define o conceito de Plano Diretor como “(…) o documento que condensa todos os elementos de síntese, escritos e gráficos, que carcaterizam o centro hospitalar/hospital e que definem as linhas ou possibilidades do respetivo desenvolvimento futuro”.

Trata-se, por conseguinte, de um documento dominado por preocupações de seletividade e de síntese, uma vez que nem todos os elementos constitutivos da realidade complexa que é o Hospital são relevantes para o seu processo de evolução.

Temos assistido, nas últimas décadas, a intervenções, mais ou menos profundas, nas unidades hospitalares da rede pública sem que estejam suportadas num Plano Diretor, originando incoerências, desajustamentos e, por vezes, incompatibilidades com o perfil assistencial, condicionando a evolução desejavelmente harmoniosa e coerente. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.