A Importância da Interpretação de Ddos Analíticos na Avaliação de Risco de Legionellaceae em Redes Prediais

O preconceito ou a subjetividade, quando colocados numa avaliação de risco, podem despoletar a criação de um documento com conceitos enviesados, mas que se pode manter como válido durante anos e que só se desconstrói por uma ocorrência não esperada.

Decorrente da obrigação legal de um rigoroso cumprimento de programas de prevenção e controlo ambiental da bactéria Legionella em Unidades de Saúde, surge a necessidade de haver critérios muito objetivos para a aceitação do termo “rigoroso”.

Avaliação de risco

A avaliação de risco sobre a presença de bactérias da família Legionellaceae deve partir de dados obtidos de forma robusta, com uma apreciação documentada de cada ponto de risco e sem presunções teóricas sobre a sua não existência apenas com base em dados funcionais comummente aceites como suficientes, mas que na prática e após avaliações bem consubstanciadas se mostram insuficientes para assegurar a segurança pretendida em todos os tipos de rede predial ou equipamentos acessórios.

Aquela avaliação de risco, muito particularmente em entidades prestadoras de serviços de saúde, requer alguma atenção especial no que toca à instalação no geral, mas sobretudo em alguns Serviços que tanto pelo tipo de utilizador como pelo tipo de atividade ou utilização conferem, por si só, uma condição de risco.

Isabel Rosas

Administração/Direção Técnica da Sagilab