Implante de endoprótese expansível por balão em Guimarães

Uma equipa do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, realizou um implante de endoprótese expansível por balão. De acordo com o Portal da Saúde, trata-se da primeira intervenção do género em Portugal. Deste implante resultou o tratamento, com sucesso, de aneurisma complexo aorto-íliaco do doente, prevenindo a sua rotura e preservando a circulação pélvica.


Esta endoprótese é indicada para o tratamento da doença oclusiva aterosclerótica, um tipo de doença arterial periférica que afeta as artérias ilío-femoro-poplíteas que fornecem sangue à parte distal do corpo. Também é indicada para procedimentos de prolongamento para aneurisma ilíaco e ainda para tratamento de aneurismas da aorta abdominal.


A este propósito, o Diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Guimarães, Amílcar Mesquita, refere que «a endoprótese em causa é uma combinação única que nos permite tratar uma boa parte dos doentes com anatomias complexas. A flexibilidade da endoprótese e a sua precisão são a mais-valia para tratarmos estas doenças, sendo uma boa alternativa para obtermos resultados positivos a longo prazo».


Joana Ferreira, médica do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Guimarães, que tem a seu cargo o acompanhamento do doente intervencionado, salienta que «esta endoprótese permitirá melhorar a qualidade de vida do doente. Ficamos satisfeitos que as expectativas de resultados de tratamento dos nossos doentes sejam atingidas com estes procedimentos altamente diferenciados e especializados. Temos uma equipa em Guimarães que está permanentemente atenta às novas técnicas de tratamento que possam efetivamente melhorar os resultados clínicos nos nossos doentes».

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.